Grande Recife fica sem água por 72 horas a partir desta terça

 

Foto: Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai iniciar nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, uma paralisação emergencial no abastecimento de água que deve afetar cerca de dois milhões de pessoas em 60 localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. A suspensão ocorre por causa de uma manutenção preventiva no Sistema Produtor de Água de Pirapama, que será realizada pela primeira vez desde que entrou em operação há aproximadamente 13 anos.

A paralisação tem início às 20h desta terça-feira, com o esvaziamento das adutoras do sistema. Os trabalhos técnicos começarão na manhã da quarta-feira, dia 22, e seguirão até as 22h da quinta-feira, 24 de julho. Durante esse período, serão realizados serviços como substituição de válvulas, correção de vazamentos, reparos eletromecânicos e interligações de novos trechos de rede. A retomada do abastecimento começará a partir das 8h da sexta-feira, 25 de julho, de forma gradual e de acordo com o calendário de distribuição de cada bairro.

O Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, é responsável por abastecer cerca de 35% da Região Metropolitana do Recife e possui capacidade de produção de 5.130 litros de água por segundo. Segundo a Compesa, a manutenção vai recuperar cerca de 200 litros por segundo na operação do sistema, o que deve beneficiar regiões que ainda enfrentam rodízio no fornecimento de água.

Durante o período de suspensão, hospitais, unidades de saúde, presídios e demais serviços essenciais serão abastecidos com apoio de carros-pipa e do remanejamento de água do Sistema Tapacurá.

Além da manutenção, será realizada a interligação de uma nova subadutora de 1.200 milímetros, que vai beneficiar cerca de 25 mil moradores das localidades de Marcos Freire e UR-11, na divisa entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.

No Recife, os bairros afetados incluem Afogados, Aflitos, Areias, Bairro do Recife, Barro, Boa Viagem, Bongi, Brasília Teimosa, Cabanga, Caçote, Coelhos, Curado, Derby, Espinheiro, Estância, Graças, Ibura, Imbiribeira, Ilha do Leite, Ipsep, Jardim São Paulo, Jiquiá, Joana Bezerra, Jordão, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandu, Pina, Prado, San Martin, Sancho, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Setúbal, Soledade, Tijipió, Torre, Zumbi, além de parte da Encruzilhada e do Cordeiro.

Em Jaboatão dos Guararapes, serão atingidos os bairros de Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Comportas, Curcurana, Jardim Prazeres, Lagoa das Garças, Massangana, Massaranduba, Muribeca, Piedade, Prazeres, Sotave, Tieta e Jardim Jordão.

No Cabo de Santo Agostinho, toda a cidade será afetada, com exceção dos bairros de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu, que são abastecidos por outro sistema.

A Compesa recomenda que os moradores armazenem água com antecedência e usem de forma racional durante o período da suspensão.

Postar um comentário

0 Comentários